Esta norma torna possível avaliar o nível de desempenho de vestuário de protecção concebido para proteger o utilizador durante processos ou técnicas relacionadas com a soldadura.
O vestuário certificado com a EN ISO 11611:2007 e desenvolvido para a utilização num ambiente de trabalho onde o utilizador está sujeito a um risco de pulverização de metal, de um breve contacto com uma chama, calor radiante ou um arco elétrico (soldadura ou outras actividades conexas).
Este vestuário minimiza a possibilidade de um choque elétrico através do contato breve e acidental com condutores eléctricos em carga.
As performances da EN ISO 11611:2007 estão divididas em duas classes:
Quanto maior o índice numérico, maior será o desempenho de proteção.
Classe 1: Obrigatoriedade de performances mínimas de protecção durante um breve contacto com uma chama, calor radiante ou um arco elétrico.
Classe 2: Requisitos para performances mais elevadas para proteção durante um breve contacto com uma chama, calor radiante ou um arco elétrico.
A norma especifica dois métodos de ensaio para determinar a inflamabilidade do vestuário:
A1: O vestuário é compatível com as performances necessárias para propagação limitada de chama em caso de incêndio na superfície
A2: O vestuário é compatível com o desempenho necessário em caso de incêndio nas áreas circundantes.